terça-feira, 10 de abril de 2012

Empregabilidade



   Empregabilidade é um tema extremamente dinâmico e os pré-requisitos necessários para se destacar no mercado de trabalho estão sempre evoluindo. As competências essenciais se tornam mais amplas, mais complexas e mais rigorosas à medida que o tempo passa.
 

O conceito de empregabilidade é simples, pode se resumir nas respostas das  seguintes perguntas:

- Quanto a sua bagagem pessoal e seu desempenho profissional é interessante para o mercado?
- Que características diferenciais você possui quando comparado a outros profissionais com uma formação, trajetória ou da mesma área que você?


- Quais as razões que justificam uma empresa, ter você como parte do capital competitivo da organização?
- O quanto a sua vida e sua carreira falam mais alto que seu currículo.
 
No livro Almeida do ano de 2006 na página 112, cita-se um trecho do artigo de Nancy Malschitzky:
Entende-se por empregabilidade a busca constante do desenvolvimento de habilidades e competências agregadas por meio do conhecimento específico e pela multifuncionalidade, as quais tornam o profissional apto à obtenção de trabalho dentro ou fora da empresa.
O termo surgiu na última década, pela necessidade dos trabalhadores de adquirir novos conhecimentos que os habilitassem a acompanhar as mudanças no mercado de trabalho. Até então, as oportunidades de trabalho eram oferecidas principalmente pelas indústrias. A partir daí passam a surgir vagas no setor de serviços, exigindo um outro perfil de trabalhador, que tenha competência para desenvolver as novas atividades.

 
Aqueles que já se formaram e não podem mais ser estagiários, devem considerar que hoje em dia o ingresso é facilitado pelos seguintes motivos:

- A expectativa de ganho do ingressante é menor do que a de alguém com experiência.
- As organizações valorizam o conhecimento e a facilidade dos jovens com novas tecnologias.
- Pessoas experientes são pouco flexíveis e de difícil adaptação.
- Organizações eficazes valorizam mais o potencial do que a experiência.
- Investir em pessoas jovens é mais favorável do que em pessoas mais velhas, pois se adaptam mais rápido e com mais facilidade.

Um comentário: