quinta-feira, 5 de abril de 2012

6 Dicas para ir bem no ENEM


Em 1998, quando foi criado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ninguém imaginava os benefícios que ele poderia trazer para os estudantes interessados em ingressar numa universidade, seja ela pública ou particular.
A princípio era um mero instrumento do Governo Federal para analisar a qualidade do ensino médio no Brasil. Poucos eram aqueles que se dispunham a realizar o exame e dedicar-se para atingir uma boa pontuação. Hoje tudo mudou. O Enem passou a ser o instrumento do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares para alunos comprovadamente carentes.
Sendo assim, a dedicação dos alunos passou a ser maior e a melhoria nas notas dos participantes é visível ao longo dos anos. Tanto é que até já falam sobre a possibilidade de que a nota do Enem seja utilizada como um vestibular, que pode começar a valer para todas as universidades do país, plano do Ministério da Educação (MEC) que começou a ser moldado em 2009.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o ENEM, e se interessou, fique por dentro das 6 dicas para você ir bem na prova:

Fique ligado nas cinco competências
"As cinco competências listadas pelo Enem refletem a necessidade de se aprimorar a leitura e a compreensão das questões e das situações-problemas apresentadas. Elas são também, caminho para um aprendizado maior", afirma o professor Venerando Santiago de Oliveira.
Leia bastante
O primeiro passo para compreender o mundo é saber o que está acontecendo nele. A leitura é, certamente, o melhor meio para se manter atualizado. "A leitura promove a capacidade de compreender bem a proposta e o contexto de cada questão", reforça Oliveira.
Tenha tranquilidade
Não dá pra estudar previamente para o Enem. Todo o conhecimento a ser aplicado na prova vem de um processo. Portanto, tenha tranquilidade na hora de reconhecer as questões. "O estudante deve interpretar corretamente a pergunta, e não saber classificá-la dentro de uma disciplina", explica o professor.
Reforce sua capacidade de interpretação
A capacidade de interpretação é uma ferramenta de extrema importância para resolver as questões. Treine a sua lendo textos, avaliando gráficos, tabelas e desenhos. "O Enem trabalha com diversas linguagens. Familiarize-se com elas, reforce o que você já sabe", orienta Oliveira.
Conheça da língua portuguesa
Um dos pilares da prova do Enem é um conhecimento razoável da língua portuguesa. Portanto, leia e escreva bastante. Assim você desenvolverá suas habilidades e se sentirá mais seguro na hora de resolver as questões. Não esqueça de usar a norma culta.
Use o raciocínio lógico
Outro pilar do Enem é a matemática. Mas nada de fórmulas complexas. "O Enem prioriza o raciocínio lógico e fórmulas básicas", alerta o professor. As questões que envolvem a matemática priorizam o raciocínio lógico.
Seguindo esses seis passos, você está perto de fazer uma boa prova. É só ficar tranqüilo e transmitir o conhecimento que você já tem. É como diz o professor Venerando Santiago de Oliveira. "A questão não é saber mais, e sim saber melhor". 


Feito por: Moisés Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário